A partir do conceito de personalização do canal digital que vimos em um de nossos artigos anteriores (veja aqui), agora vamos detalhar algumas formas de personalização e os dados utilizados para alavancar sua plataforma.
Tipos de dados utilizados na personalização
A personalização do canal digital pode ser realizada a partir de qualquer fonte de dados disponível, e há muitas condições que as empresas podem usar para garantir que a experiência certa seja entregue ao usuário certo no momento certo. As opções são aparentemente infinitas e, combinando fontes de dados, os profissionais de marketing podem obter um alcance bem refinado. Abaixo vemos alguns tipos de dados abrangentes que podem ser coletados para realizar a personalização:
Reordenando o conteúdo e as categorias de produtos
A página inicial (home page) geralmente é a porta de entrada para o canal digital, mostrando seu conteúdo mais recente e produtos de maior destaque. Seus visitantes interagem com as categorias que mais lhes interessam e você pode reestruturar o conteúdo ou as categorias de produtos de acordo com as afinidades de seus usuários. Se um determinado perfil de usuário (por exemplo, usuário do sexo masculino e com uso de sistema Android no celular) demonstra interesse em conteúdo esportivo, toda a seção de conteúdo esportivo pode ser movida para cima ou situada à frente das outras categorias de conteúdo. O mesmo pode ser feito para qualquer categoria de produto, dependendo apenas das preferências do usuário.
Reordenar o conteúdo e as categorias de acordo com as preferências do usuário permitirá que seus visitantes encontrem mais rapidamente o que procuram.
Personalizando as grades nas páginas de produtos
As marcas devem sempre procurar um equilíbrio entre apresentar muitas informações sobre o produto e fornecer detalhes suficientes para atrair os usuários a concluir a compra. No entanto, as preferências e interesses do comprador geralmente variam muito: enquanto alguns compradores são orientados pelo custo-benefício e filtram consistentemente produtos de baixo custo ou mais baratos, outros são interessados nos produtos mais recentes, mais vendidos ou mais bem avaliados.
Em vez de padronizar os resultados da pesquisa para uma página de “produtos ou serviços em destaque”, as empresas podem utilizar dados de pesquisa gerados pelos usuários para personalizar os resultados, organizando as grades de produtos de acordo com as preferências de compra de um determinado tipo de usuário.
Portanto, a personalização de layout e do conteúdo da sua plataforma digital permite que você traga os produtos e o conteúdo que seus usuários procuram em maior evidência, para melhorar a sua experiência e maximizar os objetivos que você pretende alcançar. É importante ter em mente que cada plataforma é única em seu design e objetivos e, embora algumas estratégias possam funcionar para alguns, podem não funcionar para outros. Assim, um processo de experimentação é altamente recomendado para avaliar cada implementação. E como anda a personalização do seu canal digital?