Como personalizar seu canal digital?

Dentro do processo de otimização da experiência do cliente (Customer experience optimization – CXO), a personalização do canal digital é uma das forças para atingir o objetivo do seu produto (aumentar o engajamento, a receita, entre outros).


Reduzir as taxas de saída dos usuários, aumentar o tempo no canal digital e aumentar as visualizações de páginas e produtos são cruciais para o sucesso online. Os profissionais de marketing trabalham para criar layouts atraentes que proporcionam boa experiência ao usuário. A partir do feedback de clientes e de testes dos elementos de página, mensagens, esquemas de cores e arranjos de conteúdo, se desenvolve uma estrutura no espaço digital que gera as conversões propostas.


Porém, estes esforços de otimização, sem a personalização dos layouts, permanecerão sempre generalizadas, relevantes apenas para o usuário médio.


O fato é que não existe uma estrutura de plataforma digital uniforme que possa proporcionar uma ótima experiência de usuário a cada um de seus visitantes. Não há dois usuários iguais e, embora seu layout existente possa estar em sintonia com os desejos da maioria das pessoas, ele não pode ser para todos. A não personalização do layout da sua plataforma digital estará limitando as possibilidades de engajamento e perdendo uma oportunidade de gerar mais conversões.


Como começar a personalizar o layout de uma página?


A velocidade da inovação online é tanta que é quase impossível personalizar o layout do de um canal digital sem a ajuda de uma solução automatizada que elimine todas as suposições. Hoje, é possível empregar uma plataforma de personalização sofisticada com análises que adaptam e transformam o layout de acordo com as preferências de segmentos de usuários individuais.


Os layouts e os conteúdos das plataformas digitais devem ser pensados em um nível micro, alinhando iniciativas estratégicas com as ações exclusivas e preferências pessoais de cada usuário. A personalização de layout permite que você traga os produtos e serviços que seus visitantes procuram, simplificando o envolvimento e maximizando totalmente as melhorias que você se propôs a alcançar.


Nos próximos artigos, veremos algumas maneiras de utilizar a personalização de layout para beneficiar imediatamente sua plataforma sem ter que reconstruí-la ou redesenhá-la.