Um dos grandes pilares do processo de otimização digital está relacionado à disciplina de design. Quando falamos desse tema, é possível encontrar um grande número de terminologias que, em um primeiro momento, não possuem uma diferenciação tão clara: arquitetura da informação, UX writing, protótipo de UX, biblioteca de UI, entre outros. Existem dois termos já estabelecidos no mercado que regem os demais, e que iremos tratar nesse artigo: UX (user experience, ou experiência do usuário) e UI (user interface, ou interface do usuário)
O que é experiência do usuário (UX)?
A experiência do usuário é o agrupamento de todos os pontos de contato que uma pessoa tem com uma empresa. Pensando em uma jornada digital, a interação com um anúncio na web, o acesso ao site da empresa e o uso do aplicativo dela podem ser considerados pontos de contato. Existem, inclusive, indicadores de avaliação para a experiência, como por exemplo o Net Promoter Score (NPS), que quantifica a lealdade de um usuário a uma marca de acordo com sua percepção da experiência trazida por ela.
O que é interface do usuário (UI)?
A interface do usuário é a parte de um serviço ou produto digital com a qual uma pessoa pode interagir. Sites e aplicativos possuem uma parte visível aos usuários, e também uma parte codificada com lógica por trás. Tudo o que é visível é considerado interface do usuário, e inclusive pode ser chamado, tecnicamente, de front-end.
O que faz um designer de UX?
O designer de UX faz a ponte entre o time de negócios e o time de implementação, reunindo pesquisas e insights que direcionam a estratégia do produto digital. As tarefas mais tradicionais desse profissional envolvem a concepção de metas de usuários e do negócio, entrevistas e testagem com usuários, mapas de navegação de usuários, criação de protótipos.
O que faz um designer de UI?
O designer de UI cria os layouts, ou telas para sites ou produtos digitais. Agregam as técnicas visuais aos protótipos criados pelos designers de UX para trazer uma solução pronta para ser consumida pelos desenvolvedores. As tarefas comumente feitas por eles são o layout de telas, criação de design systems e guias de estilo da marca, criação de protótipos de alta fidelidade.
Como essas áreas se relacionam entre si?
O design de interface (UI) faz parte do design da experiência (UX), e vem depois dele. Como o UX contempla a parte conceitual, os modelos criados por ele são necessários para o trabalho de UI, que transformará esses modelos, ou wireframes, em telas prontas, com todos os aspectos da marca sendo contemplados.
Qual a relação dessas áreas com a disciplina de otimização digital?
Esses dois perfis são fundamentais no processo de otimização de um produto digital, visto que o ferramental de análise da experiência através de entrevistas e testagens traz um ótimo panorama do que está e do que não está funcionando na jornada digital, permitindo o levantamento de hipóteses de melhoria, hipóteses essas que serão “trazidas pra vida” de acordo com a solução visual do time de interface.