Qual cor de botão converte melhor?

A cor é uma parte essencial de como experimentamos o mundo. Mas as cores realmente importam para a otimização de conversão? Uma cor de botão pode garantir melhor desempenho para uma chamada para ação (Call to action – CTA)? 

Explicaremos mais adiante o que realmente importa para os CTAs das plataformas digitais e as cores dos botões. Os estudos estão longe de ser definitivos, e as abordagens superficiais de teste (tente qualquer cor de botão aleatória) não ajudará você a criar um bom programa de experimentação.

O que podemos adiantar é que nenhuma cor é melhor que outra. Em experimentos realizados, o que importa é o quanto a cor de um botão contrasta com a área ao seu redor.

Qual é a melhor cor para os botões?

O botão é apenas um dos elementos da página e não pode ser avaliado separadamente, pois faz parte de uma estrutura que será vista como um todo. Um bom exemplo de experimento realizado algumas vezes é o caso de teste A/B nos quais um botão vermelho e um botão verde são testados entre eles. Quando se pensa sobre isso, a cor verde está associada principalmente a emoções positivas, enquanto a cor vermelha é associada a emoções negativas. 

No experimento realizado pelo Hubspot, em um site de um cliente, foram criadas duas telas com o botão de ação em duas cores distintas, verde e vermelho. O teste foi rodado por alguns dias e o resultado surpreendeu, com o botão vermelho recebendo 21% mais cliques que o verde.

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Não sabemos exatamente o que causou o aumento significante de conversões para quem viu o botão vermelho, mas se vê que a quantidade de verde na página (alguns até da mesma tonalidade do botão) é muito maior se comparada à quantidade de vermelho. Isso fez com que o botão verde ficasse camuflado, enquanto o vermelho se sobressai.

A cor é importante para seus botões de ação. Mas dizer que uma cor é responsável por trazer mais conversões do que outra não é válido sem um teste na sua própria plataforma digital. Não existe a melhor cor universal. O que funciona em um site não necessariamente funciona em outro. A hierarquia visual é importante. Assim como destacar seus botões com uma cor de alto contraste. O debate “verde versus vermelho” é menos sobre a cor em si e mais sobre se a cor ajuda o botão a se destacar.

Além disso, vale ressaltar que a cor é apenas um dos componentes que formam um botão de chamada de ação. Seu posicionamento da página, o texto que possui, seu tamanho (altura e largura), além de outros fatores, são igualmente relevantes para ditar o sucesso ou insucesso de um desses botões.  Você já fez uma avaliação geral dos CTAs das suas páginas?